segunda-feira, 27 de junho de 2011

Com emocionante homenagem a Ziraldo, “Ele era um menino feliz” é lançado em Mostra de Cinema Infantil

Pedro Ferrarini, Caio Tozzi, Ziraldo e Luisa Lins: Homenagem

De um lado, um menino pra lá de carismático, que atravessou décadas conquistando gerações, parece estar presente dentro de muitos pequenos. De outro, um senhor de quase 80 anos acena, sorri, autografa e carrega a multidão por onde passa. Ambos, como se imagina, são um tanto “maluquinhos” – definição dada não por uma possível insanidade, mas pelo fato de exalarem afeto e espontaneidade. Ali, crianças e adultos estão encantados e comovidos com a presença deles.

Ziraldo recebe prêmio em Mostra de Cinema

Este foi o cenário encontrado na cidade de Florianópolis (SC) no feriado de Corpus Christi. A tradicional Mostra de Cinema Infantil que invade a cidade há 10 anos abriu mais uma edição, desta vez homenageando uma das mais importantes figuras da cultura voltada para a infância neste país: o escritor e cartunista Ziraldo Alves Pinto. Razões para isso não faltam: há 30 anos, Ziraldo teve sua vida transformada pela criação do Menino Maluquinho, um dos maiores sucessos editoriais brasileiro, e passou a dedicar sua vida a escrever histórias para crianças e lutar para transformar o Brasil em um país de leitores.

Tanto quanto o público, Ziraldo estava visivelmente emocionado. Naquele 23 de junho, a noite era dele. Subiu ao palco a chamado de Luisa Lins, coordenadora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, e provou em seu discurso porque era merecedor de tanto afeto em um evento como aquele. “Eu fiz projeto para a minha vida inteira, menos para os 70 anos. Muito menos para os 80! Eu sabia que eu iria fazer 68 anos na entrada do ano 2000. E agora se passaram 11 anos e eu quero saber o que eu vou ser quando crescer!”, disse, arrancando aplausos de uma plateia formada por autoridades, artistas e muitas crianças.

Depois da homenagem, Ziraldo anunciou ao lado de Luisa Lins o lançamento oficial do documentário “Ele era um menino feliz – O Menino Maluquinho, 30 anos depois”, produzido pela Vila Filmes. Caio Tozzi e Pedro Ferrarini, diretores do filme, subiram ao palco para apresentar o documentário para o público presente. “O documentário celebra tudo isso que já foi falado sobre o Ziraldo. Vai mostrar para o público porque este cara é um cara legal mesmo. O filme nada mais é do que uma grande homenagem a ele”, contou Caio Tozzi, depois de ter recebido o prêmio “Amigo do Cinema Infantil” junto de Pedro Ferrarini.



A mostra exibiu uma versão de 20 minutos do filme, que foi aplaudida com entusiasmo pelos espectadores. Para completar a celebração a Ziraldo, a Mostra ainda trouxe no sábado, dia 25, a pré-estreia de “Uma professora muito maluquinha”, longa-metragem baseado no livro homônimo do escritor, dirigido por André Pinto e Cesar Rodrigues e produzido pela Diler & Associados.


Vila Filmes agradece o carinho de todo o público e organização do evento e espera participar nos próximos anos.

Mensagem de Ziraldo para o projeto


Nenhum comentário:

Postar um comentário